Meliá
Hotels International lança Meliá Digital para conduzir a transformação digital
de toda a Companhia
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A nova
estratégia de relação com o cliente será o expoente de uma transformação
integral da Companhia, que revolucionará também a vida dos colaboradores e a
relação com investidores e proprietários
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Em 2017,
40% de suas vendas serão realizadas através de seus canais digitais
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O grupo
amplia sua estrutura e investirá mais de 100 milhões de euros nos próximos 3
anos em tecnologia, expertise e marketing digital, em colaboração com a
Accenture Digital
O desafio digital está transformando a forma como as
companhias se relacionam com seus clientes, em especial no turismo e na
hotelaria onde o novo paradigma digital tem um maior protagonismo. Segundo
informa o Google, em 2014, mais da metade das buscas relacionadas com turismo e
viagens só na Espanha foram realizadas a partir de dispositivos móveis.
No caso da Meliá
Hotels International, a Companhia já vem há anos liderando o desenvolvimento
online no setor, e fruto disso, o site melia.com,
seu principal canal de vendas, registrou durante os últimos 3 anos crescimentos
anuais de suas vendas em 25%. Assim, o melia.com
se transformou em uma alavanca essencial para melhorar resultados, combater a
crise e aumentar a Receita Média registrada por Apartamento (RevPAR), com um
sucesso notável. Durante os últimos anos, a hoteleira espanhola superou as
demais grandes redes internacionais no crescimento do RevPAR.
Agora, a Meliá lidera a evolução tecnológica do setor para
otimizar a relação com o cliente, aumentar sua satisfação, e com isso, a
rentabilidade dos hotéis.
Uma evolução inevitável
O objetivo do projeto é que, em 2017, 40% da receita da
Companhia venha de seus canais diretos, sobretudo de clientes afiliados ao MeliáRewards, o programa de fidelidade
da rede. Paralelamente, os outros canais de vendas também seguirão crescendo,
responsáveis pelos 60% restantes do faturamento.
“Nossa transformação digital não é uma opção, o único
aspecto que podíamos escolher era liderar esta transformação ou ser arrastados
por ela, e decidimos pela primeira", explica Jose María Dalmau, SVP
Business Development da Meliá.
Passos para a transformação
Esta transição da Meliá
Hotels International ao mundo digital não se limitará à relação comercial
com o cliente, mas irá se estender a toda cadeia de valor hoteleira, sendo conduzida
com três focos claros:
•
O Cliente
- com o projeto Meliá Digital, todas as interações com o cliente serão
transformadas: com o cliente final (B2C), através do desenvolvimento de melia.com e os aplicativos
móveis; com o Cliente Profissional (B2B), mediante o desenvolvimento da
ferramenta MeliáPro; e para as
Viagens de Empresas, por meio do desenvolvimento do Business Travel by Meliá que, atualmente, conta com 125.000
empresas registradas. A revolução também se estende ao front desk dos hotéis, no
qual os clientes poderão, entre outras novidades, registrar-se através de seus
celulares ou tablets;
•
O
Colaborador - a transformação digital da força de vendas foi lançada durante a
Convenção Global de Vendas do Grupo, realizada no hotel Meliá Villaitana, na
Espanha. Os mais de 300 responsáveis comerciais experimentaram o salto digital
e as novas funções da “Meliá Sales App”, que reúne em um simples tablet todas
as ferramentas necessárias para a função comercial. A Meliá está implementando
também evoluções digitais em todos os âmbitos de gestão da Companhia, tais como
Financeiro, Expansão, Recursos Humanos e etc;
•
O Investidor
/ Proprietário de Hotel: uma das principais ações para incorporar a este grupo
de interesse - cuja importância e peso relativo cresce a medida em que a Meliá
incorpora mais hotéis de terceiros sob gestão, segundo seu Plano Estratégico -
inclui a criação de um novo Portal do Proprietário, no qual estes poderão
encontrar toda a informação necessária sobre a Companhia, corporativa e de
produto, conhecer suas vantagens e realizar suas reservas e trâmites.
O projeto Meliá Digital será dirigido pelo novo VP da Área
Global Digital Sales & Marketing, Luís Pons, que durante os últimos anos
tem sido o maior responsável da estratégia digital e marketing da Vueling, com
excelentes resultados.
Desta forma, o grupo multinacional Accenture, líder em
consultoria e transformação digital, se une a este projeto agregando capacidades,
tecnologia e experiência em transformação digital no setor hoteleiro em nível
mundial. Sua trajetória e ampla presença internacional, sem dúvida, serão de
vital importância para adaptar a estratégia aos 43 países nos quais a Meliá está
presente.
Investimento milionário em 5 Grandes Eixos de Transformação
A aposta da Meliá é respaldada pelo investimento atribuído
para este projeto, que nas três próximas fases subirá a cerca de 100 milhões de
euros, destinados a cinco grandes seções, ou eixos de trabalho: Reforço
Organizacional (o plantel da área foi aumentado em 30 pessoas), Aposta
Tecnológica, Marketing Digital, Potencialização do Programa de Fidelidade MeliáRewards, e o Modelo de Colaboração
com a Accenture.
Como explica Jose María Dalmau, “a grande revolução é a
personalização de nossa proposta de valor em direção ao cliente: tecnologia
multi-dispositivo, motores de personalização e predição de novas plataformas de
marketing digital tornam possível uma verdadeira personalização da experiência
do cliente em todos os momentos do chamado "customer journey"
(preparação da viagem, reserva, estada e pós-viagem). Creio que o Meliá Digital
é sem dúvida um projeto vanguardista e inovador, que irá requerer um forte
impulso tecnológico, mas que irá exigir sobretudo uma mudança de atitude nas
pessoas, uma nova forma de pensar, uma nova "cultura digital". É o
projeto que precisa uma Companhia hoteleira global para manter e aumentar sua
liderança em direção ao futuro".
Sobre a Meliá Hotels International
Fundada em 1956 em Palma de
Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels
International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de
líder absoluta na Espanha, que opera e distribui mais de 365 hotéis em 40
países sob as marcas: Gran Meliá, Meliá Hotels & Resorts, Paradisus
Resorts, ME by Meliá, Innside by Meliá, TRYP by Wyndham e Sol Hotels &
Resorts. O foco estratégico na expansão internacional a converteu na primeira
hoteleira espanhola com presença na China, Estados Unidos e Emirados Árabes,
além de manter sua liderança em mercados tradicionais como a Europa, América
Latina e o Caribe. Junto a este alto grau de internacionalização, seu
diversificado modelo de negócios - que impulsiona seu posicionamento entre as
principais gestoras hoteleiras do mundo -, o crescimento apoiado em grandes
alianças estratégicas e sua aposta no turismo responsável são as grandes
fortalezas da Meliá Hotels International, sendo a companhia turística espanhola
com maior reputação corporativa (Merco 2013).
Sobre a Meliá Hotels International no
Brasil
A Meliá Hotels International está no Brasil desde 1992 e mantém escritório corporativo em São Paulo. Atualmente ,
administra 15 empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Angra dos
Reis, Brasília e Campinas sob as marcas Meliá Hotels & Resorts e TRYP by
Wyndham. A Meliá Hotels International
Brasil vem atuando principalmente no segmento de hotéis “business” e também administra o Meliá
Angra Marina & Convention, no segmento “resort”.
Próximas Aberturas no
Brasil: TRYP Belo Horizonte (MG), Innside Santos (SP), Meliá Barra (PE),
Innside Barra (PE) e TRYP Itaboraí (RJ).
www.meliahotelsinternational.com
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