Bolsas de estudo na Europa. Saiba tudo!


Euro-Pós, feira de curso superior na Europa que acontece nos dias 29 e 30 de novembro em São Paulo, com entrada gratuita.

Os brasileiros tem muitas chances de estudar fora por conta do número de programas de bolsas de estudos oferecidos, que tem crescido a cada ano.


Na Alemanha, existem mais de 80 programas de bolsas de estudo e pesquisa para brasileiros. Dessas bolsas, 20 são oferecidas diretamente pelo DAAD. Na França, há 194 programas de bolsas de estudo disponíveis aos estudantes brasileiros. E existem 62 programas de bolsas de estudo na Holanda para os quais os brasileiros podem se candidatar. Dentre eles, destacamos o Orange tulip scholarship - Ots Brazil. Esse programa é exclusivo para brasileiros, o que aumenta muito as chances do candidato.

**
Evento abre portas para brasileiros que desejamcursar ensino superior na Europa

Euro-Pós traça panorama das relações do ensino superior entre Brasil e Europa e oferece oportunidades de encontro entre estudantes brasileiros e instituições europeias. Feira acontece em novembro, em São Paulo

O continente onde surgiram as primeiras universidades do mundo é um dos principais destinos escolhidos por brasileiros interessados em estudar fora do país, da graduação à livre docência. A tradição aliada à qualidade do ensino e pesquisa, a receptividade e as possibilidades de troca entre culturas, além da oferta de um  número cada vez maior de bolsas de estudo, são pontos fortes que despertam  o interesse de estudantes brasileiros pelo Velho Mundo. Somente em 2013,  cerca de 9 mil brasileiros ingressaram em algum curso universitário (graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado) em países como França, Holanda e Alemanha. E as portas da Europa continuam abertas para os brasileiros. Quem procura uma oportunidade para o ensino superior e tem a Europa como destino poderá visitar a Euro-Pós, que acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro, no Centro de Eventos São Luiz, em São Paulo.

A Euro-Pós é uma feira de educação superior europeia, que acontece com grande sucesso em outros países da América Latina, como Colômbia, México, Chile e Venezuela e acontecerá pela segunda vez no Brasil.  Promovida conjuntamente pelas instituições de fomento ao ensino superior da França (Campus France), Alemanha (DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) e Holanda (Nuffic – Organização Neerlandesa para a Cooperação Internacional no Ensino Superior), o evento contará com a participação de países como Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Reino Unido, Irlanda, Hungria, Suíça, Holanda, Alemanha e Itália. “Será uma oportunidade para que os estudantes interessados em cursos superiores na Europa conheçam mais sobre a instituição onde desejam estudar. Na última edição, realizada em 2011, tivemos um público de 6 mil participantes e este ano a expectativa é de 10 mil. Teremos aproximadamente 85 expositores entre universidades europeias e instituições oficiais de informação”, afirma Silvia Bauer, coordenadora de marketing do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico.


Na Holanda, segundo levantamento feito pelo Nuffic Neso Brazil, em junho deste ano, existem no país mais de mil estudantes brasileiros e esse número cresce, em média, 20% ao ano. Na Alemanha são cerca de 4.500 e na França foram 3.800 estudantes em 2013. Os brasileiros que resolvem estudar na Europa encontram o continente de portas abertas e, prova disso, é a quantidade de bolsas de estudo que são oferecidas aos estudantes. São diversas possibilidades: somente na Holanda são mais de 2 mil cursos ministrados em inglês, 62 programas de bolsas de estudo, além de um programa de bolsas voltado exclusivamente para brasileiros, o Orange Tulip Scholarship, lançado neste mês de outubro. Na França são 190 e na Alemanha mais de 80 programas de bolsas, de acordo com o nível do estudante (seja graduação, mestrado, doutorado ou pós-doc, além de estadias de pesquisa) e das cooperações entre as universidades brasileiras e alemãs.

A tradição europeia em algumas áreas é primordial na hora da escolha: interessados em moda e design vão para a Itália; arquitetura tem na Espanha um importante destino; Portugal ainda é forte em Letras; Alemanha tem na engenharia um importante celeiro; a França possui uma forte cultura política; na Suíça o destaque são os centros econômicos, entre outros. “O Brasil é um dos países-foco para as universidades holandesas, que pretendem ampliar a cooperação com as universidades brasileiras, o mesmo vale para a Alemanha. A França é o segundo maior destino depois dos Estados Unidos e representa 1,7% dos estudantes estrangeiros. O interesse pelos brasileiros está em serem tradicionalmente sociáveis, comunicativos e bons em construir relacionamentos, características muito valorizadas”, aponta Vincent Gleizes, diretor de marketing da Campus France.


O que encontrar
Durante a Euro-Pós, o estudante poderá ter contato direto com as universidades europeias e receberá informações sobre requisitos, funcionamento do processo seletivo, como se candidatar aos programas de bolsas de estudo, orientação sobre estágios, informações sobre trabalho e estudo, visto, moradia, seguro-saúde e afins. Será possível também conversar com brasileiros que já estudaram na Europa e trocar ideias sobre a experiência. “Da Holanda serão apresentadas algumas empresas com oportunidades profissionais e cases de sucesso” cita Simone Perez, Education promotion da Nuffic – Organização Neerlandesa para a Cooperação Internacional no Ensino Superior.

O evento é exclusivo para universidades europeias e representações oficiais de países europeus, com a finalidade de dar uma atenção especial e mostrar as vantagens de estudar na Europa. A Euro-Pós contará com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A feira conta com o apoio e a participação da Comissão Europeia, que terá um estande na exposição.  Da Alemanha estarão presentes 20 universidades e consórcios de universidades, o Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), maior organização alemã no campo de intercâmbio acadêmico, e duas instituições oficiais de ensino alemão; da Holanda serão 12 instituições e o Nuffic Neso Brazil, escritório de representação oficial do ensino superior holandês no Brasil; e da França serão 12 instituições, entre universidades, escolas de comércio, escolas de engenharia e escolas especializadas.  

Áreas contempladas
A Euro-Pós contará com uma ampla rede de instituições de países europeus que oferecerão cursos de graduação, curta duração e de férias, pós-graduação, especialização, MBA, mestrado, doutorado e projetos de pesquisa. Da Holanda, por exemplo, serão contempladas todas as áreas de estudo, com destaque para Medicina e Ciências da Saúde, Engenharia, Direito, Administração e Economia, Meio Ambiente, Design, Comunicação e Ciências Sociais. Da Alemanha também serão representadas todas as áreas, além de graduação sanduíche e doutorado pelo Ciências Sem Fronteira (CsF) e projetos de pesquisa.

Seminários
Durante a feira, os participantes terão a oportunidade de assistir a seminários informativos gratuitos com palestrantes especializados de universidades e organizações governamentais europeias.  A vida acadêmica e social nesses países, o sistema educacional,  informações sobre vistos e requisitos de candidatura, média de gastos com custo de vida serão alguns dos temas.

Saiba quais universidades estarão na Euro-Pós 2014:

Holanda
Da Holanda estarão representadas seis universidades de pesquisa e seis de ciências aplicadas, que oferecem cursos voltados para a prática, orientados para o mercado de trabalho. Das 12, 11 participam do programa Ciência Sem Fronteiras e quatro delas (Maastricht University, Radboud, Groningen e VU Amsterdam) oferecem oportunidades para alunos de medicina dentro do programa, incluindo a parte clínica. A maioria delas oferece bolsas de estudo exclusivas para brasileiros por meio do programa Orange Tulip Scholarship (OTS Brazil), administrado pelo Nuffic Neso Brazil, como VU University Amsterdam, The Hague University of Applied Sciences, Radboud University, Twente University, Saxion University, NHTv, Maastricht, HU University of Applied Sciences Utrecht e University Medical Center Groningen.

Todas as universidades oferecem cursos de graduação e pós totalmente ministrados em inglês. As áreas mais procuradas pelos brasileiros são Engenharia e Tecnologia, Indústria Criativa, Ciências da Saúde, Administração e Direito. Também é notado o interesse crescente dos brasileiros pelas áreas de meio ambiente e sustentabilidade.

França

Várias universidades tradicionais da França reconhecidas pela excelência acadêmica já confirmaram participação na Euro-Pós 2014, como Université Paris-Diderot, Université de Lyon, Université de Toulouse, Aix-Marseille Université, todas com representação no Brasil. Além disso, participam escolas especializadas, como a École Nationale Supérieure d’Architecture de Strasbourg e AUTOGRAF. As escolas de comércio francesas, consideradas as melhores do mundo, também confirmaram presença: a Audencia Nantes École de Management, ESC School of Business, EM Lyon Business School, ESCP EUROPE, Studialis – International Office, CNAM – École MS Dept MIP e IIM. As áreas de Humanas, Relações Internacionais, Engenharia, Tecnologia e Agricultura e Agronomia são o foco dos brasileiros que realizam, em média, um ano de estudos superiores em território francês. O Campus France Brasil, como agência oficial para a promoção dos estudos na França, estará igualmente presente com o objetivo de fornecer orientação aos estudantes sobre todas as etapas necessárias dos procedimentos, desde a escolha do curso, até a obtenção do visto de estudante.

Alemanha
Várias universidades alemãs participarão da feira, como Universität Heidelberg, Universität Stuttgart, Freie Universität Berlin, Universität zu Köln, Westfälische Wilhelms-Universität Münster e Otto-von-Guericke-Universität Magdeburg, além delas mais três consórcios de universidades: Universidades de Baviera, TU9 German Institutes of Technology e UAR - Universitätsallianz Ruhr. Voltadas para a área tecnológica estarão Technische Universität Berlin, Technische Universität Ilmenau, Technische Universität Chemnitz e Technische Universität Kaiserslautern. De Ciências Aplicadas, focadas na prática e orientadas para o mercado de trabalho estão Hochschule Offenburg, Hochschule Rhein-Waal, Fachhochschule Lübeck e Hochschule Esslingen. Há também três Business & Law Schools, como Bucerius Law School Hochschule für Rechtswissenschaft, WHU - Otto Beisheim School of Management e Frankfurt School of Finance & Management.

Por fim, duas instituições oficiais de ensino alemão: Goethe-Institut, que fará o sorteio de duas bolsas de curso de alemão durante a feira, e Fachverband Deutsch als Fremdsprache. A maioria dos estudantes fica entre um e dois anos na Alemanha. Os brasileiros buscam principalmente as áreas de Engenharia, Humanas (Direito, Administração, Música, Arte, Design e Indústria Criativa), Biologia (Ciências Biomédicas e da Saúde), Computação e Tecnologias da Informação.

Saiba mais sobre a Euro-Pós no site www.europosbrasil.com.

SERVIÇO 

Euro-Pós 2014 – Feira de Educação Superior Europeia
Quando: 29 e 30 de novembro de 2014
Horário: das 14h às 19h
Onde: Centro de Eventos São Luís (Rua Luis Coelho, 323)
Entrada Gratuita
Mais informações: www.europosbrasil.com

Bolsas de estudo: caminho aberto para estudar na Europa

Há diversas bolsas de estudos para estudantes brasileiros além do programa Ciência Sem Fronteiras. Conheça mais sobre elas na feira Euro-Pós 2014

Estudar na Europa é o sonho de muitos estudantes da graduação à livre docência. E imagina ganhar uma bolsa de estudo para ingressar em instituições reconhecidas mundialmente? Essa agora é uma realidade para centenas de brasileiros, que todos os anos embarcam para estudar em universidades conceituadas, focadas em pesquisas e novos paradigmas de ensino e para viver novas experiências. Programas nacionais, como o Ciência Sem Fronteiras (CsF), também têm ajudado a levar estudantes para fora do país. A oferta de bolsas é cada vez maior: na Holanda, por exemplo, são 62 programas que oferecem oportunidades aos alunos de graduação ou pós. Na França são disponibilizadas, todos os anos, 190 bolsas a brasileiros e na Alemanha há mais de 80 programas de bolsas  para todos os níveis (graduação, mestrado, doutorado e pós-doc). Informações sobre todas essas oportunidades poderão ser consultadas na Euro-Pós 2014, feira de educação europeia, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro, no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo.

A segunda edição da feira no país, a Euro-Pós 2014, é promovida conjuntamente pelas instituições de fomento ao ensino superior da França (Campus France), Alemanha (DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) e Holanda (Nuffic – Organização Neerlandesa para a Cooperação Internacional no Ensino Superior) e contará com a participação de países como Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Reino Unido, Irlanda, Hungria, Suíça, Holanda, Alemanha e Itália.


“Nossa intenção é dar oportunidade para que estudantes interessados em estudar na Europa conheçam todos os programas e oportunidades que o Velho Continente oferece. As bolsas de estudos têm sido um grande atrativo para os brasileiros. São bolsas que cobrem – em sua maioria – todas as despesas, desde as universitárias até os gastos pessoais. E na Euro-Pós será possível conhecê-las e tirar todas as dúvidas”, explica Vincent Gleizes, diretor de marketing do Campus France.
De acordo com Simone Perez, education promotion da Nuffic: na Holanda, por exemplo, a maioria das opções de bolsas é institucional, ou seja, ofertada pelas próprias universidades e tem como foco estudantes de pós-graduação. As bolsas são descontos no valor da anuidade e podem ser integrais ou parciais. “As mais completas oferecem, além do desconto na anuidade, uma premiação em dinheiro para auxiliar no custo de vida dos estudantes. O país possui ainda um programa de bolsas de estudos exclusivo para brasileiros, o Orange Tulip Scholarship, que reúne 23 universidades participantes”, afirma Simone.

Na França, também são oferecidas várias oportunidades de graduação a doutorado. Entre elas está a Bolsa Eiffel, cujo objetivo é formar futuros líderes estrangeiros, nos setores público e privado, principalmente de estudantes de países emergentes: em especial da Ásia, América Latina, leste europeu, Oriente Médio e dos novos Estados membros da União Europeia.

A Alemanha também possui vários programas voltados aos brasileiros. “O país tem enorme interesse em receber os estudantes do Brasil devido às suas qualificações acadêmicas, facilidade no aprendizado do idioma e entrosamento com colegas alemães e de outros países. Portanto, os international offices das universidades muitas vezes contratam uma pessoa para se dedicar exclusivamente aos estudantes brasileiros”, conta Silvia Bauer, coordenadora de marketing do DAAD. Entre os programas alemães estão:

- Bolsas para Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs (Winterkurs): em cooperação com universidades alemãs selecionadas, o DAAD oferece o Hochschulwinterkurs, curso de alemão com duração de quatro a seis semanas, realizado nos meses de janeiro e fevereiro. Todo ministrado em alemão, ele é destinado exclusivamente a estudantes universitários e pesquisadores com bons conhecimentos da língua e excelente desempenho acadêmico, que queiram aperfeiçoar seus conhecimentos do idioma,  cultura e sociedade alemãs;

- Apoio para estadias de informação para grupos de estudantes: subsídio a grupos de estudantes de universidades brasileiras para conhecer, sob a orientação de um professor, instituições acadêmicas e empresas alemãs relacionadas à sua área;

- Também bolsas de pós-graduação (Master e doutorado) para áreas voltadas ao desenvolvimento sustentável;

- Bolsas para cursos de Master in Public Policy and Good Governance (PPGG), que têm, em média, dois anos, e são ministrados em inglês e alemão, com disciplinas teóricas e estágios práticos em organizações alemãs e internacionais. Um dos pré-requisitosé ter graduação completa em Direito, Ciências Sociais e Políticas, Economia, Administração, Relações Internacionais e áreas afins;

- Bolsas de estudos nas áreas de Arquitetura, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Dança, Cinema, Design e Música: o objetivo é o aperfeiçoamento de estudantes altamente qualificados através de estudos adicionais nas áreas mencionadas com a possibilidade de adquirir um título acadêmico em uma instituição alemã de ensino superior;

- E para quem pretende fazer doutorado na Alemanha há bolsas concedidas em cooperação com agências brasileiras — como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) — para realização de doutorado integral com duração de 12 meses, podendo ser prorrogado a até 48 meses, doutorado sanduíche, com duração de 12 meses; ou duplo doutorado, que pode durar de 18 a 24 meses.

Parcerias
Para facilitar o ingresso de estudantes brasileiros nas universidades europeias, as principais instituições possuem acordos de intercâmbio de estudo e pesquisa nas universidades da Holanda. As regras variam caso a caso, mas os convênios são baseados no princípio da reciprocidade, ou seja, alunos brasileiros são isentos das tuiton fees. “Por meio desses acordos é possível cursar programas-sanduíche. Algumas parcerias oferecem aos alunos a possibilidade de conduzir uma pesquisa e/ou vivenciar experiências práticas nos parques tecnológicos, hospitais ou laboratórios das universidades holandesas. O mesmo vale para a França”, explica Simone Perez, Education promotion da Nuffic. A Holanda possui ainda um acordo de cooperação com a Capes: o Capes-Nuffic, que visa promover parceria entre as universidades holandesas e brasileiras com programas de graduação a doutorado.


A Alemanha também possui diversos convênios. O DAAD fomenta, em conjunto com a Capes, dois tipos de cooperações através de programas institucionais como Probral e Unibral. Este promove parcerias entre instituições de ensino superior a fim de incentivar o intercâmbio e a cooperação na graduação. Além disso, visa estimular a mobilidade de estudantes de graduação, a aproximação de estruturas curriculares e o reconhecimento mútuo de créditos. Já o Probral contribui para o desenvolvimento de projetos bilaterais de pesquisa entre instituições brasileiras e alemãs através do fomento ao intercâmbio de pesquisadores brasileiros e alemães por um período de dois a quatro anos. O apoio visa o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores, a produção científica conjunta, a troca de informações e a aplicação conjunta dos resultados da pesquisa, privilegiando o efeito multiplicador.

Ciência sem Fronteiras
Um aliado dos estudantes que buscam bolsas de estudos no exterior tem sido o programa Ciência Sem Fronteiras (CsF), que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e de Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas de intercâmbio até o final deste ano para que alunos de graduação e pós-graduação tenham experiências acadêmicas e práticas no exterior e mantenham contato com sistemas educacionais competitivos em relação a tecnologia e inovação. Além disso, busca-se atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior. Países como Alemanha, França e Holanda contam com programas de apoio do CsF.

Quais os critérios para participar da iniciativa? Para as bolsas de graduação sanduíche, o candidato deve estar matriculado em curso de nível superior em uma das áreas prioritárias do programa (tecnologias, engenharias, ciências exatas, biológicas, nanotecnologias, entre outras); ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso e se comprometer a, após o retorno, permanecer no Brasil pelo dobro de tempo que permanecer no exterior. Serão elegíveis os estudantes que alcançaram a média mínima de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  e possuírem bom aproveitamento acadêmico. Também podem participar alunos dos programas de Iniciação Científica e aqueles premiados em Olimpíadas de Matemática ou Ciências, Feiras Científicas e atividades similares, de mérito reconhecido. Saiba mais em www.cienciassemfronteiras.gov.br.  
Saiba mais sobre a Euro-Pós no site www.europosbrasil.com
SERVIÇO 
Euro-Pós 2014 – Feira de Educação Superior Europeia
Quando: 29 e 30 de novembro de 2014
Horário: das 14h às 19h
Onde:
Centro de Eventos São Luís (Rua Luis Coelho, 323)
Entrada Gratuita
Mais informações: www.europosbrasil.com

<ovadia saadia e julio ramos ylvi de sao paulo, editoria variedades>
<121-14 r7>

Comentários