Homenagem seria concedida na próxima segunda-feira (1/12) pela instituição onde o craque se formou em Educação Física. Segundo a Unimes, o pedido para o adiamento foi feito pela assessoria do craque.​

Universidade Metropolitana de Santos adia outorga de título de Doutor Honoris Causa a Pelé 

A Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) acaba de anunciar o adiamento da solenidade que outorgaria o título de Doutor Honoris Causa a Pelé. A solenidade aconteceria na próxima segunda-feira, dia 1 de dezembro, no Teatro Coliseu, em Santos. A nova data depende da recuperação do Rei do Futebol, que está internado em um hospital de São Paulo. 
Atleta do Século e uma das 20 pessoas mais importantes do mundo no século 20, segundo a revista Time, Pelé vai acrescentar mais este importante título, ainda inédito no Brasil, à sua impressionante coleção. A homenagem, destinada a personalidades com contribuição social significativa, será concedida pela mesma universidade onde Edson Arantes do Nascimento se graduou como professor de Educação Física, em 1974.
Ao longo de sua trajetória dentro e fora dos campos, Pelé sempre defendeu prioridade para a educação e para os jovens. Ao marcar seu milésimo gol, no Maracanã, em 1969, pediu que o Brasil cuidasse das crianças. Em 1994, foi nomeado Embaixador da Unesco para a Educação, Ciência e Cultura. Em 1998, quando era ministro dos Esportes do Brasil, estrelou uma campanha na TV pela permanência das crianças nas escolas, cantando a música “ABC”, de sua autoria. Em maio deste ano, Pelé também lançou o Programa Esportivo Lúdico Educacional (PELE), voltado para o ensino de Educação Física.
“A educação e o saber são importantes para toda a vida. O atleta de 35 ou 40 anos passa a ser veterano para o esporte, mas ainda é jovem para a vida produtiva. Se não tiver estudo, fatalmente terá problemas no futuro”, disse Pelé, em entrevista à revista IstoÉ, em 2010. 
Na ocasião, o Rei confidenciou outra motivação para sua graduação: “Minha mãe, dona Celeste, queria que eu fosse professor, porque meu pai teve uma contusão séria no joelho e parou de jogar futebol. Dei um presente a ele quando ganhamos a primeira Copa na Suécia, em 1958, mas só fiz o mesmo por ela quando me formei”. 
Este é o primeiro título de Doutor Honoris Causa que será concedido a Pelé no Brasil. Em abril deste ano, ele também recebeu essa comenda da Universidade de Hofstra, em Nova York (EUA).
A reitora da Unimes, Renata Viegas, relata que o título de Doutor Honoris Causa de Pelé também será o primeiro concedido pela universidade, que tem quase 50 anos de atuação. “É um título com contexto mundial, que pouquíssimas pessoas recebem”, explica. Para ela, a homenagem tem um significado especial para os jovens esportistas. “Muitos estão tão envolvidos com a carreira de atleta que não pensam que ela é curta”, afirmou.
Este não é o caso de Joshua, filho de Pelé, que joga futebol nas categorias de base do Santos, e que já decidiu seguir os passos do pai também na universidade, cursando Educação Física na mesma Unimes.

Comentários