ITAÚ SOCIAL- Seminário que será realizado na próxima quarta-feira (15) em São Paulo pelo Itaú Social e parceiros. O evento contará com a participação de Michael Patton, fundador e presidente da Utilization-Focused Evaluation, nos Estados Unidos, considerado um dos pais da avaliação como disciplina e campo profissional. Na oportunidade, ele lançará também o livrolivro “Pedagogia da Avaliação e Paulo Freire: Incluir para Transformar”.





Seminário discute avaliação de projetos sociais no próximo dia 15, em São Paulo


Evento terá a presença de Michael Patton, da Utilization-Focused Evaluation (EUA). Especialista defende “avaliação focada no uso”, que permita intervenções e ajustes ao longo do percurso, garantindo efetiva transformação social


Diante da necessidade que as organizações sociais têm de serem cada vez mais efetivas na promoção de transformações sociais, o Itaú Social, aFundação Roberto Marinho, o GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas e o Instituto C&A realizarão no dia 15 de agosto o Seminário Internacional de Avaliação: Pensamento Avaliativo e Transformação Social.


O evento, que acontece no Centro Cultural São Paulo, terá a presença deMichael Patton, fundador e presidente da Utilization-Focused Evaluation, nos Estados UnidosConsiderado um dos pais da avaliação como disciplina e campo profissional, Patton defende a “avaliação focada no uso”. Patton destaca a importância de valorizar, na avaliação educacional, igualmente  aspectos objetivos e subjetivos, considerando não apenas o que é quantificável, mas também a dimensão qualitativa da experiência. Na visão do especialista, a prática da avaliação começa no desenho do projeto e passa pelo seu monitoramento, pela análise da implementação.


Ex-presidente da Associação Americana de Avaliação, Patton é autor de vários livros que são referência para avaliadores e pesquisadores como Utilization-Focused Evaluation, Developmental Evaluation, Principles-Focused Evaluatione Qualitative Research and Evaluation Methods.


Na palestra magna Pensamento Avaliativo e Transformação Social, Patton detalhará como o pensamento avaliativo pode ser praticado de maneira constante, transparente e participativa, para que as organizações possam promover mudanças sociais relevantes. Patton destacará a avaliação de projetos educacionais.


A mesa Diálogo sobre Avaliação e Transformações Sociais trará reflexões de gestores e especialistas sobre suas experiências com a avaliação na área social. Participam dessa sessão Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social; Neca Setubal, presidente do conselho do GIFE; Naércio Menezes, do Centro de Políticas Públicas do Insper; João Franca, diretor técnico do Instituto Camará Calunga; Paulo Jannuzzi, professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) e Mônica Pinto, gerente de desenvolvimento institucional da Fundação Roberto Marinho.


Desenvolver consciência crítica, entender que todos aprendem e ensinam ao mesmo tempo, unir reflexão e ação, valorizar o subjetivo, integrar emoção e razão, e compreender que toda pedagogia é política. Estas são algumas das ideias e práticas de Paulo Freire que influenciaram e seguem influenciando a maneira como a avaliação é feita e teorizada. Sob a temática O Pensamento de Paulo Freire e sua Influência na Prática e Teoria da Avaliação, os convidados Moacir Gadotti, presidente de honra do Instituto Paulo Freire,Vilma Guimarães, gerente geral da área de educação e implementação da Fundação Roberto Marinho e Thomaz Chianca, da COMEA Avaliações Relevantes irão discutir como o trabalho e o pensamento de Freire têm contribuído para tornar as avaliações mais relevantes, válidas, úteis e justas.


Lançamento de livro

No ano em que se comemora o cinquentenário do livro “Pedagogia do Oprimido” (1968), uma das primeiras obras de Paulo Freire, a Fundação Roberto Marinho lança o livro “Pedagogia da Avaliação e Paulo Freire: Incluir para Transformar”, reedição, traduzida e ampliada, da revista New Directions for Evaluation - “Novos Rumos para a Avaliação”, publicação oficial da Associação Americana de Avaliação (AEA). A obra foi organizada por Michael Patton e Vilma Guimarães.


O lançamento acontece durante a mesa O Pensamento de Paulo Freire e sua Influência na Prática e Teoria da Avaliação, que será realizada às 16h15.





14º Seminário Internacional de Avaliação 

Data: 15 de agosto

Horário: 9h30 às 17h30

Local: Centro Cultural São Paulo


Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – São Paulo

Comentários